Criar uma Loja Virtual Grátis

CIENCIA

CIENCIA

O Planejamento de Ensino na disciplina de Metodologia das Ciências

Autor: Silmara Marcela Dobjenski

Silmara Marcela Dobjenski

dobjenski@hotmail.com

Projeto Integrador – Ms. Donizete

 

Resumo

Segundo Pimenta, não basta produzir conhecimento, mas é preciso produzir as condições de produção de conhecimento. Ou seja, conhecer significa estar consciente do poder do conhecimento para a produção da vida material, social e existencial da humanidade. A partir de então, Pimenta salienta a necessidade da relação entre teoria e prática, no contexto do curso de Formação de Docentes, fato que auxilia na compreensão da realidade, servindo assim de referência em pesquisas futuras, uma pesquisa embasada nos clássicos, mas com uma visão crítica das coisas; a pesquisa metodológica que visa descobrir novos meios e ferramentas para se alcançar a realidade, transformando cada vez mais a metodologia das ciências em algo preciso, o qual desenvolve no pesquisador a atividade de crítica e indagação, a pesquisa empírica, voltada para os experimentos, trazendo a teoria para a realidade concreta; e por fim, a pesquisa prática na qual se elaboram planos de ação, representando o lado mais político, criativo e ativo das ciências. Fecha-se o primeiro foco enfatizando a formação do sujeito no Instituto de Educação, demonstrando que a ciência busca descrever uma realidade social. Por fim, ressalta-se a formação da identidade do professor, como ser crítico e reflexivo, participante e atuante da sociedade em busca de novos caminhos para a sustentabilidade.

Palavra chave: Metodologia da ciência, formação e prática.

Introdução

O Curso de Formação de Docentes para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, busca propiciar uma relação entre os planejamentos de ensino de suas disciplinas específicas e a prática.

A forma como essa relação se dá no curso pode ser observada no projeto de Educação Ambiental – Educadores Verdes, dentro da disciplina de metodologia do ensino de Ciência, um trabalho interdisciplinar de enriquecimento profissional, somando-se a formação da consciência política e social necessária à compreensão e inclusão do docente no mercado de trabalho.

Este trabalho, portanto, se propõe a estudar e possibilitar ações de análise do ciclo pedagógico, desde o planejamento até a avaliação. Porque entende que o professor deva sair do tradicionalismo, tornando-se um produtor de seus próprios conhecimentos, um profissional pesquisador e capacitado a articular, de modo permanente e dinâmico, os conhecimentos trabalhados nas disciplinas específicas do curso de Formação às práticas sociais, a fim de que se cumpra um papel formador.

O problema central desta pesquisa, portanto, será verificar a ocorrência da relação entre teoria e prática e de que forma a mesma vem sendo trabalhada dentro do planejamento de ensino, de maneira a contribuir para a formação da identidade docente.

METODOLOGIA DA CIÊNCIA COMO PRÁTICA E FORMAÇÃO

A reflexão sobre a vivência no contexto de formação de educadores apresenta um cenário com demandas de várias naturezas quando se refere à formação do docente a nível médio. Afinal nos dias atuais muito se discute sobre a formação desse profissional, mediante esses aspectos os debates se encaminham para a valorização das didáticas específicas, pois tais saberes devem ter destaque para o processo de ensino/aprendizagem no âmbito da prática docente.

Libâneo (2001), afirma que: este é um profissional que tem como atividade principal o ensino e que sua formação inicial deve propiciar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que são indispensáveis para atuar no processo ensino/aprendizagem.

Portanto, analisar o processo de formação de professores do Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, segundo o planejamento de ensino do curso, se faz necessário para uma correlação entre prática e teoria no campo da Metodologia da Ciência.

Sendo a relação entre teoria e prática uma das manifestações de aprendizagem significativa, que tem como característica a união e a vinculação entre esses eixos em relação simultânea e recíproca de autonomia e dependência. Nessa perspectiva, a relação entre prática e teoria é indissociável.

Segundo Libâneo (2000 p.26), "a escola precisa deixar de ser meramente uma agência transmissora de informação e transformar-se num lugar de análises críticas e de produção de informação". Sendo a prática necessária para a educação profissional, pois oferece a oportunidade de integrar os discentes com a área na qual atuarão.

A disciplina de Metodologia do ensino de Ciências faz parte da grade curricular da habilitação do curso de Formação de Docentes e tem como metas fornecer subsídios teórico-metodológicos e recursos para a atuação na área, nas séries iniciais do EnsinoFundamental além de refletir sobre a prática. Para isto, procura-se discutir com osalunos as diferentes concepções sobre o ensino de ciências, enfatizando-sea visão da metodologia de ensino enquanto ferramenta educacional, integrada aoprocesso de construção coletiva do projeto pedagógico do IEPPEP.

Para o ensino desta disciplina é importante que na formação do professor sejam discutidas questões referentes ao histórico da mesma, as diferentes concepções de conhecimento científico e as diversas tendências das práticas pedagógicas.

Nesta perspectiva a disciplina de metodologiado ensino de Ciênciasprocura situações que podem enriquecer a formaçãodos alunos tanto em termos de conteúdo específico quanto em metodologia de ensino.

As atividades pedagógicas desenvolvidas nesse contexto, sob responsabilidade da professora doutora Edinalva Oliveira, visam o desenvolvimento das atividades de capacitação específica, bem como, o Projeto Educadores Verdes, de autoria de Maria Doraci Nitz,tem como base a iniciação científica feita através da realização de um projeto de pesquisa e elaboração de um teatro para a comunidade discente.

No Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, o compromisso da comunidade com a Agenda 21, documento esse, que estabelece a importância de cada país de se comprometer a refletir, global e localmente, com estudos e ações para minimizar e resolver problemas sócio-ambientais, fato que resultou na construção e implementação do Projeto Educadores Verdes.

O objetivo principal do mesmo é o de sensibilizar a comunidade escolar na busca de ações coletivas para o desenvolvimento do milênio, com a finalidade de melhoria na qualidade de vida.

É dessa forma que o curso de Formação de Docentes do IEPPEP tenta repassar para seus alunos, a necessidade da formação de uma identidade crítica, reflexiva e pesquisadora para que, assim, possam modificar os rumos do ensino das ciências.

Uma identidade profissional deverá ser construída através da relação entre teoria e prática, somente assim contribuirá para melhorar a qualidade do ensino. "Práticas que resistem a inovações porque prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade". (Pimenta, 2000, p.19).

Foi neste foco que surgiu o eixo que impulsionou a pesquisa, pesquisa essa, de cunho qualitativo, abordando a relação entre prática e teoria na formação do professor como fator preponderante do curso do IEPPEP.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A prática aliada a teoria ampara a metodologia do ensino de Ciência na formação do futuro docente e na construção de sua identidade profissional.

Nesta disciplina os alunos têm a possibilidade de integrar teoria à prática, de modo a compreenderem a complexidade das práticas institucionais. Para isso, o professor deve planejar, de forma que a prática de ensino se alie a teoria, possibilitando a reflexão e a pesquisa, ou seja, amparando a fundamentação teórica e fazendo com que o aluno utilize sua prática, refletindo e transformando-a de modo a transgredir os limites da sala de aula. Pode-se concluir que o plano de ensino de metodologia da ciência, apresentado encontra-se, em sua maioria, atualizado, com relação aos procedimentos metodológicos e a avaliação da aprendizagem que é realizada de maneira a proporcionar ao aluno buscar embasamento cientifico existente na variedade de recursos tais como: projetos, conteúdos e metodologias. Enfim, ressalta-se que, no plano de ensino, está presente a relação entre a teoria e a prática. Nesse sentido, se propicia ao professor a realização de um trabalho docente de qualidade possibilitando a reflexão, a contextualização e a transformação do processo ensino-aprendizagem.

Concluí-se, portanto, que a teoria garante a fundamentação teórica e consequentemente possibilita ao aluno o entendimento da estrutura e do funcionamento da disciplina. No entanto, somente a prática viabiliza a reflexão sobre o ato, tornando-o intencional e consciente. É por meio desta relação entre teoria e prática que o profissional adquire a competência técnica, fundamental para o exercício profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996

CANDAU, Vera M.; LELIS, Isabel A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, Vera M. Rumo a uma nova didática. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In BRANDÃO, Carlos Rodrigues etall. O educador: vida e morte. RJ: Graal, 1982.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, D. F., 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1994 – Coleção magistério. 2ºgrau. Série formação do professor. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001

PARANÁ. Instituto De Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. Projeto Político Pedagógico. Paraná, 2008

PARANÁ. Secretaria de Estado da educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Profissional. Proposta pedagógica curricular do curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal. Curitiba: SEED-PR, 2006.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Profissional. Proposta Curricular do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio. Curitiba, 2003.

PARANÁ, Conselho Estadual De Educação. Parecer 10/99 de 04/08/1999. Normas Complementares para o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal para o Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Disponível em www.cee.pr.gov.br. Acesso em 10/03/2012.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In:

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In FAZENDA, Ivani C. A. (org.) Didática e interdisciplinaridade. 8a ed. São Paulo: Papirus, 2003.

Projeto Político Pedagógico- Instituto de Educação do Paraná

Martins, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001.

/ciencia-artigos/o-planejamento-de-ensino-na-disciplina-de-metodologia-das-ciencias-6052501.html

Perfil do Autor

Acadêmica do curso de Pedagogia

Formada em Formação de Docentes pelo IEPPEP