Criar um Site Grátis Fantástico

DICAS CULINÁRIA

DICAS CULINÁRIA


Como fazer gelados em casa

Autor: Ricardo Miguel

Como fazer gelados caseiros? Que utensílios são necessários para confeccionar um gelado em sua casa? Vamos ensinar a fazer gelado de manga, gelado de chocolate, gelado de morango e gelado de limão.

Com o início do verão e a chegada dos dias mais quentes, não há nada melhor do que saborear um gelado bem fresco e delicioso! E como sabemos, os gelados têm tudo para agradar a toda a gente: desde miúdos a graúdos. Além disso, se forem consumidos com calma e moderação não fazem mal nenhum, pelo contrário, até trazem um pouco de frescura e alegria ao nosso dia a dia.

Apesar de haver uma grande diversidade de gelados à venda um pouco por todo o lado, existe sempre outra opção: fazer os seus gelados em casa. A ideia é simplesmente utilizar produtos frescos e de qualidade para conseguir gelados mais saudáveis e igualmente (ou até mais) saborosos. Além disso, esta pode ser uma oportunidade para pedir a ajuda das crianças e juntar a família na cozinha para preparar belíssimas sobremesas geladas que todos adoram.

Gelados ou sorvetes?

Gelados e sorvetes são diferentes na sua composição, textura e claro, sabor. Regra geral, os gelados são feitos com natas ou leite e podem também levar ovos, enquanto que os sorvetes são feitos à base de água. O resultado é por isso bem diferente: os gelados são mais cremosos enquanto que os sorvetes se assemelham a gelo com sabor a fruta. Tenha também em consideração que devido às natas os gelados tendem a ser mais calóricos do que os sorvetes ­apesar de haver gelados light.

Que utensílios são precisos?

Existem no mercado algumas máquinas próprias para fazer gelados, no entanto não é totalmente necessário estar a investir neste tipo de equipamento tão específico. Claro que estas máquinas são bastante práticas e facilitam a tarefa, mas a verdade é que é bem possível fazer os seus gelados em casa com os utensílios normais de cozinha.

Exemplo de um gelado caseiro

Que sabores escolher?

Tudo depende do gosto de cada um: gelado de morango, limão, baunilha, chocolate, café... A escolha é vasta! A verdade é que os gelados de fruta costumam ser uma opção mais saudável, mas o gelado de chocolate é também bastante tentador e o preferido de muitas pessoas. Seguem algumas receitas fáceis para pôr em prática e começar assim a fazer os seus próprios gelados em casa.

Gelado de morango

Ingredientes:

  • 300 gr de morangos;
  • 1 colher de sobremesa de sumo de limão;
  • 125gr de açúcar;
  • 150 cl de natas frescas;
  • 50 cl de leite.

Modo de preparação:

Comece por lavar bem os morangos e esmagá­los numa taça até fazer um puré. Acrescente­lhe primeiro o sumo de limão e o açúcar, mexendo bem para ficar consistente; depois misture também com as natas e o leite. Coloque o recipiente no congelador e retire­o cerca de uma hora depois, misturando o preparado com a ajuda de uma batedeira. Repita o último passo as
vezes que achar necessárias para obter um gelado bem cremoso.

Gelado de manga

Ingredientes:

  • 2 pacotes de natas frescas;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 iogurtes naturais açucarados;
  • polpa de manga (quantidade a gosto para ficar mais ou menos intenso).

Modo de preparação:

Bata as natas num recipiente próprio e junte depois o leite condensado, os iogurtes e também a polpa de manga. Envolva bem, misturando todos os ingredientes de forma homogénea e por fim coloque no congelador até ficar com uma textura bem consistente.

Gelado de chocolate caseiro

Gelado de chocolate

Ingredientes:

  • 200 ml de natas;
  • 200 ml de leite;
  • 100 gr de açúcar;
  • 200 gr de chocolate negro em tablete (partido em bocados pequenos);
  • 2 gemas.

Modo de preparação:

Coloque as natas, o leite e o açúcar ao lume; retire depois de levantar fervura e junte logo de seguida o chocolate e as gemas. Misture bem e guarde o preparado no congelador. De 2 em 2 horas, retire o gelado e misture com a ajuda de uma batedeira ou simplesmente com um garfo para eliminar os cristais de gelo e conseguir a textura desejada. Pode repetir as vezes que achar necessário.

Sorvete de limão

Ingredientes:

  • 2 dl de água;
  • 250 gr de açúcar;
  • 2 colheres de chá de sumo de limão;
  • 1 clara de ovo.

Modo de preparação:

Coloque a água e o açúcar ao lume até ferver, junte o sumo de limão e retire. Depois de arrefecer, guarde o preparado no congelador durante mais ou menos 2 horas ou até apresentar uma textura consistente. Retire cerca de uma hora antes de servir e envolva com a clara batida em castelo. Por fim, leve de novo ao congelador por mais uns minutos e estará pronto a servir.Comece por experimentar estas receitas e veja quais os sabores que gosta mais.

Tire partidos dos gelados caseiros nesta estação: são uma opção diferente, muito agradável e refrescante para os dias de maior calor!

E o leitor, costuma fazer gelados em casa? Tem outras receitas que queira partilhar?

/receitas-artigos/como-fazer-gelados-em-casa-6051555.html

Perfil do Autor

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me contactar, basta entrar num dos meus sites e procurar por "contacto" ou deixar mensagem neste site.

Tenho dois websites, o www.dicascaseiras.com e o www.tecnologiadoglobo.com, nos quais gosto de partilhar aquilo que sei e tenho aprendido, de uma forma didáctica e simples, com informação de qualidade.


Culinária: a origem da Lasanha

Autor: prof.agustonogueira

Quem acha que a lasanha é um prato recente, se engana. Na realidade, a história desta deliciosa fórmula tem suas raízes nada mais, nada menos que nos períodos da antiga península itálica. Obviamente, naquele período a lasanha não era como nós a conhecemos hoje, porém consistia em algumas fatias de massa, divididos em quadrados, cozidos numa panela e comidos com legumes e queijo.

Entre muitos períodos a lasanha permaneceu sendo realizada assim, e vinha sendo denominada pelos Romanos de "lasana" ou "lasanum", que no latim representa "vaso, recipiente". Isso mais ou menos até o século quatorze. Francesco Zambrini, um conhecedor do século XIX, encontrou receitas de lasanha de queijo e preseunto antigas onde a lasanha era postas em tiras ou teria condições de ser permanecida ilesa, com várias camadas recheadas de queijo.

Após esta descoberta, Zambrini publicou a fórmula num livro de pratos de comidas e, graças a ele, a partir de então a lasanha foi realizada continuamente como a conhecemos atualmente, em camadas. Com o passar do tempo, a lasanha transformou-se num prato muito conhecido e adorado mundialmente, graças a uns restaurantes de Bolonha, os quais produziram a conhecida lasanha à bolonhesa e passaram a servir aos clientes no começo do século 20. Entretanto a consagração originou-se no ano de mil novecentos e trinta e cinco, quando o escritor Paolo Monelli cita a comida no seu livro chamado "Il ghiottone errante" (O glutão errante). Hoje em dia a lasanha pode ter os mais diferentes tipos de recheios, a começar dos tradicionais, até criações domésticas.

Na rede virtual, achamos diferentes coisas em relação à este prato famoso. Histórias, receitas de lasanhas, vídeos engraçados grátis ensinando como executar diferentes modelos de lasanhas, dentre outros negócios. Saiba mais deste magnífico prato italiano.

/receitas-artigos/culinaria-a-origem-da-lasanha-6043427.html

Perfil do Autor

O professor Augusto é jornalista amador e mantém um blog no tempo livre. Adora escrever sobre diferentes temas, lê a respeito de absolutamente tudo e, fora isso é louco pela rede mundial de computadores.


Dicas para a apresentação de um prato

Autor: sophiav

A culinária é uma arte que proporciona beleza e prazer. Hoje em dia é cada vez mais comum estar preocupado com a apresentação de uma boa comida, a maneira com que ela é exposta diz muito sobre o que ela é, portanto se você adora cozinhar e quer impressionar com os pratos comece a se preocupar com sua apresentação.

Nós comemos com os olhos e é super importante que a comida atraia o convidado antes mesmo de ser levada á boca. Opte por criações mais bonitas e maneiras irreverentes de se servir aquela delícia que você preparou. Portanto, fique atento a algumas dicas que podem te ajudar com sua próxima refeição.

tumblr_lblj3yTw5y1qe2g64o1_500_large.jpg

O prato precisa ter clareza, o convidado precisa identificar logo de cara o que o prato quer dizer. Tome cuidado com a decoração no prato, nem sempre a melhor saída é adicionar elementos. A limpeza é outro ponto importantíssimo de um prato, seja na apresentação ou no preparo, atente-se às questões de higiene, isso é crucial para que tudo saia bem. A mesa é um elemento influenciador, o ideal é que o prato tenha uma ligação com a decoração da mesa, por exemplo, se você irá servir uma massa acompanhada de vinho, opte por uma decoração mais sofisticada, talheres mais requintados, vela, guardanapos de pano etc. Uma outra boa dica é colocar a comida em recipientes adequados e bem apresentáveis e se você gosta de colocá-los na mesa, o sousplat, um descanso de panelas bem bonito e que serve perfeitamente para descanso de qualquer outro recipiente, é ideal.

E agora que você já sabe como proceder com sua nova refeição, abuse de charme e sabor no seu prato, e prepare-se para os elogios.

/receitas-artigos/dicas-para-a-apresentacao-de-um-prato-5997085.html

Perfil do Autor


Saladas - Leves, Saudáveis E Deliciosas

Autor: Felipe Ferreira

Existem vários tipos de salada que, além de muito saudáveis, dão deliciosos complementos a quase todos os cardápios. Esse texto ajuda você a conhecer a importância da salada na alimentação e dá cinco sugestões delas para complementar o banquete:
Cada dia mais, os nutricionistas e especialista em alimentação falam da importância da salada nos pratos das mesas brasileiras. As saladas contêm nutrientes necessários como as fibras (que reduzem o colesterol excessivo e deixam o intestino regulado) além das vitaminas e dos minerais, que são essenciais para a saúde do corpo. As saladas também são acompanhamentos leves em refeições mais pesadas, dando até mesmo maior beleza aos pratos, por deixá-los mais coloridos, o que sempre é indicado por especialistas da nutrição.

Dicas na Preparação das Receitas de Saladas:

  • Salada de Maionese — uma boa sugestão é a salada de maionese, pois além de ser de fácil preparo é também um ótimo acompanhamento para carnes (vermelhas ou magras) exceto frutos do mar. Sendo indicado para um churrasco em família ou com os amigos.

Salada de Maionese

  • Salada de Macarrão Parafuso— apesar de ser uma salada bastante popular, ela sempre dá um toque de elegância a comida. Além disso, ela traz novos nutrientes (como os carboidratos) à composição da salada. A salada de macarrão parafuso também tem a vantagem de combinar com os mais diversos pratos.
  • Salada de Rúcula e Tomate Seco — para aqueles que querem dar uma sofisticação à mesa de jantar, indicamos a salada de rúcula e tomate seco. Esta salada pode ser também complementada por outros ingredientes como a mussarela de búfala.
  • Salada de Frango defumado — esta salada é deliciosa e pode ser usada em situações especiais (para acompanhar pratos em eventos e festividades diversas).
  • Salada de frutas — se você deseja uma salada rica em vitaminas para a sobremesa, indicamos a salada de frutas. Principalmente no verão, pois é um prato refrescante e saudável.

Salada de Frutas

As saladas são indispensáveis em qualquer refeição, pois além delas serem muito saudáveis, elas são saborosos acompanhamentos, dando, assim, um toque especial a qualquer prato.

Fonte: Saladas – Saudáveis, Deliciosas e Combinam com Qualquer Prato

/culinaria-artigos/saladas-leves-saudaveis-e-deliciosas-2028885.html

Perfil do Autor


Como Fabricar Bombom Caseiro

Autor: Luiz Otavio D. Pinheiro

ver artigos de Luiz Otávio

COMO FABRICAR BOMBOM CASEIRO

Nestes tempos agora mais difíceis, uma boa sugestão para ocupar o tempo livre é a fabricação de bombom caseiro. Os ingredientes – barra de chocolate, leite condensado, amendoim, licor de menta, bem como os equipamentos – panelas, fogão que funcione e uma loura que também funcione – podem ser adquiridos em qualquer loja, a menos da loura que, é lógico, deve ser bonita.
O método é simples. Mistura-se tudo aos poucos, mexe-se também aos poucos, inclusive na loura, a quem você deve estar ensinando a receita. Depois, leva-se ao forno, não ela. Existem detalhes: pitada, fogo brando, banho-maria, uma provadinha (nela principalmente) , consistência da calda, resfriamento controlado, quer dizer, vai ficando confuso. Também ela já está tirando a nossa concentração. Estará sem sutiã? Que mãos bonitas e delicadas...O que vai sair disso é uma espécie de brigadeiro. Os bombons? Tenha guardada no seu quarto uma caixa de bombons finos (importados). Leve-a até lá, melhor dizendo, leve a loura até o quarto, e a partir daí... bem, agora depende da sua competência...

Apresentação - livro prazeres à Mesa

Este livro reúne – sem o menor critério ou ordem – frases e situações com base em pessoas que conheci ao longo dos últimos anos, considerando como últimos os anos mais recentes. Assim, aquela história de mera coincidência aqui, no caso, não existe, ou seja, qualquer semelhança com a realidade foi totalmente proposital. Obviamente, os nomes foram mudados, alguns personagens inventados, mas na essência... quem fala em essência, molhos, temperos é quem gosta de saborear comida... se for o seu caso e se você gostar de livros leves em peso e em conteúdo, assim como uma refeição leve, este pode ser uma opção para entretenimento – duas páginas após as refeições ou, para ser mais verdadeiro – entre a refeição e a sobremesa. Se você não for um apreciador dos prazeres à mesa e se, por curiosidade, leu até aqui, espero que já tenha percebido que este é um livro de humor e que, mesmo sem fome, se anime em lê-lo. Agora, se você é um desses chatos que olham a vida pelo lado de baixo, positivamente este não é um livro recomendado... não foi escrito para você – seguramente existem outras opções mais... como direi... bom, deixa pra lá... porque: Gosto não se discute, claro, o meu é que vale e ponto final, e não se fala mais nisso (parece que bebe...).

Prazeres à mesa

/advertising-artigos/como-fabricar-bombom-caseiro-1509223.html

Perfil do Autor

Carioca nascido e criado em Ipanema Engenheiro metalurgista com especialização em Business Ex faixa preta de judo e ex remador Contrabaixista, tecladista e compositor com curso de harmonia e composição Fã de Leon Eliachar e de Rajneesh Fez curso de detetive particular por correspondência e de salva-vidas e foi aprovado em ambos É viciado em mulher bonita, em ler e em dormir tarde vendo vídeo Gosta de mágica, jogar em cassino, dançar swing e de jogar buraco Tem mania de comprar sapatos Se veste de preferência com roupas escuras (gostaria de ter uma capa tipo do Drácula) É bem míope, canhoto (não totalmente) e do signo de virgem (totalmente) Já esteve em St. Jones (Caribe), Rabat (Marrocos), Malmo (Suécia), no bairro francês (New Orleans), Jerumenha (Piauí), São tomé das Letras (Minas) e em Rio Maior (Santa Catarina) É considerado, por quem o conhece pouco, uma pessoa meio estranha


 

5 Dicas para assar peixes e frutos do mar na churrasqueira

Autor: Ozana Herrera

Assar ou grelhar peixes e frutos do mar na churrasqueira não é uma tarefa fácil. Os peixes tendem a ser delicados e difíceis de manobrar e quando se trata de alimentos menores, como camarões e vieiras o problema fica ainda maior. Eles são tão pequenos que podem cozinhar demais ou pior ainda cair para o fogo através das grades da grelha.

Realmente, esses alimentos são fáceis de dominar quando você usa alguns truques. Aqui vão algumas dicas para ajuda-lo a grelhar perfeitamente peixes e frutos do mar na churrasqueira.

Mantenha a pele do peixe: Muitas receitas pedem que a pele do peixe seja removida, mas no caso de grelhar ou assar na churrasqueira, isso não é uma boa opção. A carne dos peixes tem estrutura frágil, se você interage muito com ele no processo de cozimento pode despedaçar. Isso dificultará você fazer uma boa apresentação do seu peixe assado e também será complicado servi-lo. Considere manter a pele do peixe e assa-lo em uma única peça. Peixes como truta ou cavala tem pele fina que fica deliciosa e crocante quando grelhada. O salmão e linguado ficam mais saborosos e melhores sem a pele. Você pode remover delicadamente a pele depois que terminar de assar.

Use uma grelha para peixes: Outra forma de impedir que o peixe se desestruture durante o processo é usar uma grelha. Elas existem em várias formas e tamanhos, mas o princípio é o mesmo, a grelha vai manter o peixe no lugar durante o processo. Você vai poder virar o peixe sem que ele despedace ou caia no fogo.

Assar em um pacote: Você não cozinharia um bife no vapor, mas cozinhar um peixe ou frutos do mar é uma excelente maneira de mantê-lo úmido. E você pode fazer facilmente na grelha usando papel alumínio. Basta sobrepor três folhas de papel alumínio e unta-las com azeite ou manteiga. Você também pode adicionar outras coisas em seu pacote, como legumes em fatias finas ou limão. Faça o pacote mantendo um espaço para o vapor circular e dobre bem as bordas. Coloque o pacote na churrasqueira. O tempo médio de cozimento para um filé de salmão ou similar é em torno de 8-10 minutos e cerca da metade desse tempo para camarões ou vieiras. Use luvas de forno e uma espátula para lidar com os pacotes quentes. Abra com cuidado os pacotes para permitir que o vapor quente escape.

Assar em uma prancha: Grelhar frutos do mar em uma prancha é muito mais fácil que assar peixe na grelha. O único truque, é que se você estiver usando uma prancha de madeira, mergulhe-a em água por pelo menos 2 horas antes de usar. Você também pode utilizar uma telha ou uma cerâmica. Outra opção é fazer uma prancha com pelo menos 3 folhas de papel alumínio. Nesse caso, não se esqueça de pulverizar azeite para não grudar. Basta simplesmente espalhar os filés de peixe ou camarões e coloca-la numa posição onde receba menos calor.

Use um palito ou uma grelha: Isso é bom para peças pequenas, como camarão ou vieiras. Usando um espeto tudo fica mais fácil. Isso vai evitar que os alimentos caiam para o fogo e você pode vira-los sem problema. Não quer usar espetos? Faça uma cestinha com 3 folhas de papel alumínio e asse seguramente seus frutos do mar.

Agora que você já sabe assar, uma boa dica para temperar o seu peixe e frutos do mar usar é o tempero FISH da Cuesta Sabores. Ele é elaborado com ervas e especiarias cuidadosamente selecionadas, que combinam perfeitamente com peixes e frutos do mar.

Aproveite!

Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/receitas-artigos/5-dicas-para-assar-peixes-e-frutos-do-mar-na-churrasqueira-6769210.html

Perfil do Autor

Ozana Herrera é Economista, Mestre e Doutora em Agronomia. Proprietária da Cuesta Sabores que produz e comercializa temperos especiais (www.cuestasabores.com.br) e da Cuesta Gourmet (www.cuestagourmet.com.br) que comercializa produtos gourmet.